5 dicas para encontrar a agência de marketing ideal para seu negócio!

Todas as empresas seguem processos semelhantes para contratar prestadores de serviços ou adquirir bens: avaliam a reputação do fornecedor no mercado e, principalmente, os preços propostos nos orçamentos.

Quando a contratação a ser feita é de uma agência de marketing, esse processo se torna mais complexo e minucioso, pois envolve não só a análise da proposta financeira e da imagem da empresa, mas a avaliação do portfólio criativo, os clientes atendidos, o foco de atuação da agência, prêmios ganhos, entre outros fatores.

Esse cuidado garantirá um trabalho muito mais efetivo e alinhado aos objetivos de negócios da sua empresa. Então, reunimos nesse post as 5 dicas mais importantes para encontrar a agência de marketing ideal.

1. Defina os objetivos da empresa e principais requisitos da agência

Antes de iniciar o processo de contratação, é preciso realizar a etapa essencial de definição dos objetivos de marketing da empresa e, portanto, os focos de atuação que a agência precisa ter.

O consenso interno a respeito do orçamento disponível e das especialidades do fornecedor — marketing digital, Inbound Marketing, eventos e PDV, por exemplo — é um passo muito importante para nivelar as expectativas de todos os níveis hierárquicos e para realizar um trabalho efetivo de análise e da escolha da agência ideal.

2. Peça indicações de agências a seus contatos de confiança

Com a lista de objetivos de sua empresa em mãos, bem como o budget definido, é hora de ir a campo buscar as agências de marketing que mais bem se adequam ao perfil e aos objetivos do seu negócio.

E um bom caminho para isso é listar as pessoas de sua rede de contatos que trabalham em lugares com perfil semelhante ao da sua empresa ou em organizações que têm ações de marketing que você acredita serem adequadas para a sua estratégia.

Entre em contato com essas pessoas e peça que indiquem agências de marketing com as quais trabalham ou já trabalharam.

3. Pesquise o histórico, a reputação e o portfólio das agências

O primeiro filtro para escolha da sua agência de marketing já foi realizado e você terá, como resultado, uma lista de empresas com o perfil que você procura. É hora de fazer pesquisas cuidadosas para refinar as informações que você possui até agora.

Estude o portfólio da agência, os clientes que atende e que já atendeu, os prêmios que eventualmente ganhou. Verifique se entendem de marketing digital (que é essencial para qualquer empresa) e se há notícias interessantes a respeito da agência em veículos focados no setor de marketing.

Enquanto você faz essas pesquisas, acabará conhecendo outros nomes que podem entrar no páreo pela conquista da conta de sua empresa. Coloque as novas candidatas na lista e aprofunde a pesquisa sobre elas também.

4. Monte um bom briefing e entre em contato com as agências

Chegou a hora de entrar em contato com as agências pré-selecionadas para analisar ainda mais a fundo de que forma elas poderão auxiliar a sua empresa a atingir os objetivos de marketing e de negócios. E para que as agências possam enviar propostas acertadas, elas precisam compreender as necessidades e os desafios da sua empresa.

Então, não economize tempo na criação do briefing que deve comunicar claramente do que sua empresa necessita e quais resultados espera de um fornecedor de serviços de marketing. Uma reunião presencial para passar o briefing fará desse processo ainda mais efetivo.

As empresas podem solicitar às agências apenas o orçamento ou também uma proposta criativa e estratégica associada ao orçamento.

5. Sinta a afinidade das equipes e o ambiente de trabalho da agência

A essa altura, você estará em dúvida entre duas ou três agências, no máximo. O último filtro a ser realizado é uma visita às instalações dos fornecedores.

Conhecer o clima das agências, a estrutura oferecida por elas, a equipe que atuará no dia a dia junto com a sua equipe darão a você a porção de confiança que falta para tomar a decisão mais acertada para sua empresa.

Siga esses 5 passos e escolha a agência de marketing ideal para seu negócio. Estamos à disposição para ajudá-lo nesse processo, então entre em contato conosco agora mesmo!

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