Como melhorar a presença digital do meu negócio?

A presença digital de uma empresa não deve ser pensada apenas criando um site e abrindo canais de redes sociais. Ela é muito mais que isso e tem que ter qualidade, informação e relevância. Há muitas empresas na internet, por isso, conquistar um espaço e a atenção do seu público exige muito trabalho e profissionalismo.

Para melhorar a presença digital do seu negócio, é preciso, essencialmente, de uma boa estratégia de marketing digital composta por práticas diferenciadas e conteúdo de qualidade.

Com uma presença digital relevante, é possível aumentar o seu faturamento, construir uma marca sólida no ambiente virtual e aumentar o alcance de público.

Dicas para melhorar a presença digital

O primeiro passo é construir seu planejamento estratégico. É importante que seja desenvolvido em conjunto com um profissional ou com uma agência de marketing digital, pois, além de conhecimentos na área, eles possuem ferramentas que podem auxiliar para que seu planejamento fique mais completo.

Analise seu público-alvo, o mercado, os concorrentes e, principalmente, sua empresa e procure olhar para ela com os olhos de um cliente.

Conteúdo relevante e de qualidade

As pessoas estão cada vez mais procurando na internet informações das empresas com quem elas pretendem desenvolver algum negócio, seja adquirir um produto ou contratar um simples serviço.

Por isso, é preciso ter uma presença digital de qualidade, mostrar que você é autoridade no assunto referente ao que oferece e mostrar que seu público pode confiar em você.

Produza conteúdo de qualidade nas páginas do seu site, em um blog informativo que ofereça soluções às principais dúvidas do seu público, nas redes sociais e nas mensagens de e-mail marketing.

SEO para buscas orgânicas

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que são aplicadas nas páginas de um site e no conteúdo publicado de modo que ele ganhe qualidade e consiga um melhor posicionamento nas buscas orgânicas do Google e de outros buscadores.

Mas apenas aplicar algumas técnicas não é suficiente, é preciso que as informações sejam de qualidade e correspondam àquilo que seu público está buscando nas pesquisas.

O posicionamento nas buscas orgânicas é um trabalho de longo prazo, no entanto, garante uma presença digital importante e que possibilita mais conversões.

Redes sociais para divulgação

Quando o seu público está presente nas redes sociais, elas se tornam importantes ferramentas para divulgar a sua empresa, divulgar o que ela acredita e o que ela oferece. Além das campanhas pagas, que são possíveis com um investimento razoavelmente baixo em relação às outras mídias, há estratégias para ganhar presença digital e atrair mais seguidores do seu negócio.

Faça postagens que sejam do interesse do seu público e que podem vir a ser compartilhadas. Tenha um cronograma de postagens organizado por temas, assim você distribui melhor as informações do seu negócio e não corre o risco de ficar dias sem colocar um novo post, o que dificulta sua presença na rede.

Promova concursos ou sorteios em que os participantes precisem curtir, comentar, marcar amigos e compartilhar a sua postagem. Avalie nos relatórios o que está gerando mais conversões e explore estas informações.

Parceria com blogueiros

Há blogueiros que são bastante famosos na internet e possuem uma quantidade de visitas nos posts bastante significativa. Procure os que são referência na área do seu negócio e tente uma parceria.

Há muitos que são pagos, que possuem espaço para parceiros ou que cobram por citações da empresa em seus posts. Mas também há alguns que podem considerar bastante relevante incluir o seu negócio em suas postagens por considerar útil ao seu público. Negocie e converse.

Pesquisas com o público

Elabore periodicamente uma pesquisa de satisfação com o seu negócio e aplique em diferentes canais de comunicação. Não precisa ser nada extenso: você pode colocar uma enquete temporária em seu site, fazer um disparo de e-mail marketing ou mesmo uma enquete nas redes sociais.

Varie entre pesquisas mais extensas e elaboradas e outras que solicitem apenas uma avaliação com uma nota de um a cinco, por exemplo. Assim, você saberá o impacto que está causando na internet e se a sua presença está sendo positiva.

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