Como o marketing digital ajudará minha empresa na crise financeira?

Durante a crise financeira, muitos acreditam que a palavra de ordem seja cortar gastos. Entretanto, outros, visionários, mostraram ao longo dos últimos anos que é crise para uns pode significar oportunidades para outros. Mesmo com o mercado em recessão, os gastos com mídia online em 2015 atingiram R$ 7 bilhões, um crescimento de 10% em relação a 2014. Esse crescimento não é trivial.

O marketing digital e a Comunicave tem permitido que muitas empresas continuem a crescer durante a crise. Mas como?

Marketing digital na crise financeira é sinônimo de oportunidade

Investir em marketing digital durante a crise financeira pode representar oportunidades de crescimento, pois a área permite que os mecanismos de vendas da empresa não fiquem estagnados durante a crise.

Empresas que subestimam a área de marketing e cortam os recursos são as primeiras a verificarem que, sem formas mais eficientes e personalizadas de impactar o público-alvo, as vendas dificilmente aumentarão.

A crise financeira é uma oportunidade para empresas que sabem em quais setores alocarem seus recursos para vender mais e com mais eficiência, otimizando o orçamento e criando novas oportunidades continuamente.

O ROI pode crescer na crise financeira

O retorno sobre o investimento (ROI) é fundamental para a estabilidade financeira de um negócio e a capacidade de mensurá-lo será determinante. Essa é a primeira vantagem do marketing digital. Ele possui métricas detalhadas de todo o processo, o que permite saber o que tem gerado vendas efetivamente na estratégia.

Com as estratégias digitais, como SEO, mídias sociais e marketing de conteúdo, verificou-se um custo por lead 61% menor do que usando as técnicas tradicionais. Ou seja, é mais barato atingir seus potenciais clientes do que anunciar para todos os públicos!

Melhorar o ROI implica em ter embasamento para realizar cortes conscientes, ao mesmo tempo em que consegue identificar quais áreas proporcionam melhores resultados para que seja possível vender mais gastando menos. Veja alguns elementos do marketing digital que viabilizam esse processo:

Proximidade com potenciais clientes e fidelização

A segmentação possível com o marketing digital faz com que todo o funil de vendas seja mais personalizado. As leads geradas serão pessoas que demostraram algum interesse pelo que a empresa tem a oferecer e, portanto, potenciais clientes. O conteúdo disponibilizado para atração e qualificação dessas leads continuam online 24 horas por dia, podendo atrair novos visitantes o tempo todo!

No final do processo, a experiência de compra será determinante para aquele consumidor voltar a comprar com você e o marketing digital permite um pós-venda mais eficiente e satisfatório.

Uma parte considerável das vendas de uma empresa se dá entre os clientes fiéis: quanto maior for a capacidades de fidelização de uma companhia, maiores as chances de vendas futuras e estabilidade.

Compreensão sobre o comportamento do cliente

As ferramentas de marketing digital permitem acompanhar quais páginas a lead visitou, por quanto tempo e o que tem pesquisado no site. Compreender esse comportamento permite reduzir os custos de fechamento da venda, pois o vendedor terá mais informações que embasem a abordagem.

Otimização dos investimentos em marketing

Conhecer o comportamento do consumidor e ter clientes satisfeitos no pós-venda também permite adequar investimentos online. Com isso, é possível reduzir o investimento de estratégias que não oferecem o resultado desejado.

E, a partir daí, toda decisão do investidor pode se basear em métricas que permitam mais consciência na hora de realizar cortes, melhorando o ROI da empresa.

Contratar uma equipe profissional reduz custos

Antes de iniciar uma estratégia de marketing digital, principalmente durante a crise financeira, é fundamental aumentar seu conhecimento sobre o tema, buscando conteúdos relevantes e educativos, em fontes confiáveis.

A assistência de profissionais que já conhecem a realidade do mercado também permite restringir as chances de erros na estratégia de marketing digital, evitando gastos que não seriam necessários com a consultoria adequada.

O investimento em uma equipe profissional, que pode parecer excessivo para uma empresa durante a crise financeira, torna-se uma oportunidade de melhorar o ROI e diminuir os custos da estratégia digital desde o planejamento.

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