Inbound marketing para profissionais liberais: funciona?

A internet possibilitou um novo jeito de se fazer marketing, de olhar o público, atrair e se relacionar com ele, o que chamamos de Inbound Marketing. Empresas de todo porte e segmento já estão experimentando os resultados que essa estratégia possibilita. Por isso, saiba que o Inbound Marketing para profissionais liberais também pode trazer resultados bastante expressivos!

Conquistar novos clientes não é uma tarefa fácil, ainda mais quando você precisa cumprir com suas funções profissionais no consultório ou escritório onde trabalha. A boa notícia é que é possível realizar um trabalho sério e bem feito pela internet! Procure uma agência de marketing digital para fazer o trabalho pesado pra você e acompanhe os resultados do seu local de trabalho. Quer ver como é possível? Continue a leitura deste artigo!

Inbound Marketing para profissionais liberais

O inbound é de grande valor e eficácia para os profissionais liberais por dois principais fatores: o poder de atrair potenciais clientes e o poder de gerar autoridade ao profissional a ponto dele se tornar referência na área que atua.

Através dele é possível construir uma reputação sólida, ampliar sua rede de contatos e conquistar um lugar de destaque e respeito diante do público que tem interesse pelo que você oferece, o seu público ideal.

Como construir autoridade e atrair clientes

Atrair mais clientes está relacionado diretamente com a construção da sua autoridade como referência na área que atua. A partir do momento que as pessoas te reconhecem como alguém em quem elas podem confiar, tornar-se um cliente é uma consequência. Veja como isso é possível:

Com a produção de artigos para um blog

Os blogs se tornaram uma excelente ferramenta para construir autoridade. É essencial que você tenha seu próprio site e que ele contenha um blog. Escreva artigos (ou contrate um profissional para escrever para você) que ofereçam soluções para os problemas, as dúvidas e as necessidades dos seus potenciais clientes.

Por exemplo, se você tem uma clínica médica, é um médico oftalmologista, uma boa pauta é “Coceira nos olhos: o que pode ser isso?”. Quando um usuário procurar num buscador como o Google sobre “coceira nos olhos” a página com o artigo que você escreveu deve aparecer na primeira página. Os leitores do seu artigo ficarão gratos pelas informações e o verão como um profissional confiável, ficando a um passo de se tornarem seus clientes.

Com postagens nas redes sociais

As redes sociais deixaram de ser um local de entretenimento e passaram a ser uma importante ferramenta de divulgação do trabalho de profissionais liberais. Você pode criar um perfil pessoal e, com ele, criar e administrar uma fan page (página no Facebook). Citamos o Facebook por ser a maior e mais usada rede social do momento, mas você também pode experimentar o uso de outras redes, como LinkedIn, Instagram e, principalmente, o YouTube, com vídeos informativos e dicas sobre a sua área.

Para que o trabalho renda frutos, é importante que haja planejamento, que você conheça o seu público, que tenha um cronograma de postagens e, principalmente, que poste informações relevantes e de qualidade ao seu público. Participar de grupos, comentar e interagir em discussões também auxiliam na sua reputação.

Não fique apenas fazendo propaganda de você e do seu trabalho, poste informações que serão úteis ao seu público!

O e-mail marketing

O e-mail marketing deixou de ser uma ferramenta de disparo de e-mails em massa que fazem propagandas e oferecem promoções. No Inbound Marketing, ele se tornou uma forma de se relacionar com o seu público.

Coloque em seu site um espaço para que seus visitantes e clientes assinem uma newsletter e faça o envio apenas para quem realmente teve interesse pelo que você oferece. Uma landing page (página de captura de e-mail) também é interessante. Ofereça algo de valor em troca de informações do visitante, como o nome e e-mail dele, por um e-book, por exemplo.

Para transformar a sua forma de fazer marketing, gastar menos e ter um retorno maior criando uma boa imagem e se tornando autoridade no assunto, não há solução melhor que o Inbound Marketing!

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