Mas afinal, como calcular o ROI do marketing?

Em um mercado que enfrenta uma crise econômica, fazer os investimentos em publicidade e marketing trazerem o retorno esperado é uma das prioridades para os profissionais da área. Afinal, se não é possível investir mais no segmento, o caminho é conseguir atingir melhores resultados com o mesmo valor destinado para as campanhas.

Este acompanhamento se faz por meio de uma métrica conhecida como Retorno Sobre Investimento ou simplesmente ROI. No post de hoje, vamos mostrar a você por que é importante acompanhar esta métrica, e qual a fórmula para calcular o ROI do marketing.

O que significa ROI?

ROI é a sigla para Return On Investment — ou em português, Retorno Sobre Investimento —, uma métrica muito usada para medir e avaliar o resultado obtido a partir de uma quantia determinada de recursos financeiros investidos. Na prática do dia a dia, esta conta revela quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação àquilo que investiu, e ainda auxilia na administração de investimentos futuros.

Neste caso, especificamente estamos falando do ROI do marketing, que nada mais é que a conta que mostra se o valor investido no marketing está contribuindo para os resultados da organização, e ainda identifica o prazo de retorno destas ações

Por que é importante calcular o ROI do marketing?

Na operação de um negócio, existem dois tipos diferentes de gastos — os custos e os investimentos — e a principal diferença entre eles está justamente no resultado que geram. O primeiro tipo é aquele que inclui tudo o que a empresa gasta para manter a operação funcionando. Já o segundo inclui tudo aquilo que é gasto mas que traz rentabilidade, como marketing e vendas, por exemplo.

Diante deste contexto, calcular o ROI do marketing se torna uma atividade fundamental, já que é por meio desta métrica que você vai poder avaliar se o seu trabalho com as campanhas não está servindo apenas para jogar dinheiro fora.

No final das contas, o resultado será uma lista de ações para melhorar o retorno das suas iniciativas, como a otimização das campanhas, ou até mesmo o redirecionamento do orçamento para as ações que surtem mais efeito.

Como calcular o ROI?

Depois de explicar o conceito do ROI do marketing, fica até estranho dizer que é uma métrica simples de ser calculada. Pois bem, esta é a verdade. Para calcular a métrica, é só dividir a diferença da receita obtida menos o valor investido, pelo valor investido. Para facilitar sua vida, o ideal é criar uma planilha que contenha esta conta, assim, você só precisa substituir os valores.

Para ficar mais simples o entendimento, vamos ver um exemplo deste cálculo. Digamos que sua empresa investiu R$ 2 mil nas campanhas de marketing digital daquele mês em questão, e esta iniciativa gerou R$ 6 mil de resultado para o seu negócio.

Utilizando a fórmula que falamos acima, a diferença da receita obtida menos o valor investido (6.000 – 2.000) vai resultar em R$ 4 mil, que divididos novamente pelo valor investido (2.000) resulta em um ROI de 2. Ou seja, para cada R$ 1 investido em marketing, sua empresa obteve um retorno de R$ 2.

O cálculo desta métrica pode ser feito em diferentes contextos do negócio, e sempre pode ser útil para entender se uma iniciativa traz o retorno esperado para a empresa. Insira o cálculo do ROI do marketing no seu plano estratégico, e assim, o controle sobre o trabalho da sua equipe vai ficar muito mais eficiente.

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