O que é SEO e por que ele ainda é importante para minha empresa?

Toda empresa que desenvolve estratégias de marketing digital sabe que, para ter uma presença online relevante, deve-se diversificar a atuação. Afinal, isso possibilita impactar o usuário em diversos canais, como mídias sociais, mobile e ferramentas de busca.

E, ao falar em ferramentas de busca, a sigla mágica que sempre entra na conversa é o SEO. Mas, afinal, você sabe o que é SEO?

O que é SEO?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, a otimização das páginas de um site para que elas sejam mais facilmente encontradas pelos usuários que realizam pesquisas nos mecanismos de busca.

Em qualquer mecanismo de busca, os primeiros resultados são os mais acessados. Por isso, a ideia é que, ao otimizar o seu conteúdo com base nas palavras-chave mais relevantes, a página melhore seu posicionamento orgânico no buscador, aumentando o tráfego para o seu site.

Os buscadores identificam certos conteúdos como mais relevantes com base em algumas boas práticas de marketing digital.

Como ele funciona?

O SEO envolve uma série de técnicas que permitem que o site seja identificado pelos mecanismos de busca como relevante e de qualidade para esclarecer as dúvidas do usuário. As principais ações são:

  • Definição de palavras-chave: as palavras-chave podem ser longas, médias ou curtas e, para um SEO de qualidade, os três tipos devem ser contemplados na estratégia. Defina as palavras-chave mais relevantes para a empresa pensando sempre em como o público-alvo faz a pesquisa;
  • Use as tags (títulos) corretamente: uma página otimizada é aquela cujo tema o usuário identifica facilmente. Portanto, faça com que as informações sejam fáceis de serem encontradas na sua página. Use a tag H1 para o título e H2 para os subtítulos. É importante que a palavra-chave do texto apareça nesses dois elementos;
  • URL amigável: mantenha a URL amigável, ou seja, com o título da página e as palavras separadas por traço. Evite números e outros sinais;
  • Link building: para ser reconhecido como uma autoridade online, é importante que outros sites dirijam links para o seu. Desenvolva uma abordagem e regras para construção de links internos e externos;
  • Usabilidade do site: a qualidade do site é fundamental para os mecanismos de buscas. Atualmente, o site deve ser responsivo (adaptar-se facilmente a smartphones e outros dispositivos móveis) para figurar entre os primeiros nas buscas;
  • Imagens otimizadas: muitas pessoas se esquecem que as imagens não são lidas pelos mecanismos de buscas. Assim, deve-se descrever a imagem para ele por meio do famoso alt text ou texto alternativo.

Como o SEO é importante para a gerar leads?

Um aspecto fundamental para embasar as técnicas de otimização é a criação de conteúdo de qualidade. Para que a estratégia seja executada com sucesso, é necessário manter um blog alimentado constantemente, proporcionando autoridade ao domínio.

Essa expansão da quantidade de páginas do site, em conjunto com as técnicas de SEO, vão melhorando o seu posicionamento e atraindo mais tráfego para o site. Aumentando o número de visitantes, a visibilidade online da marca cresce e a geração de leads também. O resultado disso você já deve ter imaginado: aumento nas vendas!

SEO permite aumentar resultados da estratégia digital

Uma estratégia de marketing digital que não preze pelas boas práticas de SEO dificilmente será levada a cabo. O SEO é um dos recursos que permitem expandir o alcance das demais estratégias e, portanto, deve fazer parte de um plano de ação que vise o crescimento das vendas.

Uma peça muito importante no tabuleiro das vendas, com suas peças muito bem divididas, cada uma com a sua função. Tenha todas as peças e as encaixe corretamente e o seu sucesso está garantido!

 

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