Quais as diferenças entre marketing tradicional e digital?

Há quem faça uma guerra em defesa do marketing digital sobre o marketing tradicional, no entanto, não há motivo para isso, pois ambos têm seu papel no mercado. Claro que há diferenças entre os eles, mas os dois são importantes para o desenvolvimento de campanhas que objetivam posicionar uma marca e obter resultados com sucesso.

Por isso, é válido consultar uma agência especializada em marketing e avaliar, de acordo com os seus interesses, o que é mais viável. Há inclusive, a possibilidade de trabalhar tanto com o marketing digital quanto com o tradicional, mas é essencial que ambos dialoguem.

Vamos conhecer exatamente o que é cada um, suas diferenças e como eles podem potencializar seus interesses para conseguir os melhores resultados. Continue a leitura!

Marketing tradicional: o velho que ainda é atual

Quando falamos em tradicional, a impressão que temos é de algo velho, oposto ao moderno. No caso do marketing não é bem assim, tanto que ganhou uma nova nomenclatura: outbound marketing.

O marketing tradicional tem excelentes estratégias que, até hoje, ainda conquistam resultados significativos, dependendo de como é utilizado e dos seus objetivos. As principais ações do outbound marketing são: materiais gráficos, como flyers, outdoors, cartazes; telemarketing; propagandas em rádio, televisão, jornais, revistas; prospecção ativa em empresas etc.

Marketing digital: sua empresa em uma tela

O marketing digital, apesar de mais recente, também vem evoluindo e a principal estratégia é o inbound marketing, que dá atenção muito maior à comunicação e à interação com o público, para assim, desenvolver a imagem da marca e uma relação com o cliente.

Há várias ações que fazem parte do inbound marketing, como posts em blogs e redes sociais; produção de conteúdo em formato de e-books, vídeos, webinars; marketing em comentários; fóruns on-line; SEO; e-mail marketing; entre outros.

Marketing tradicional x marketing digital: as principais diferenças

Vamos listar a seguir as principais diferenças e as que devem ser levadas em conta no momento de fazer seu planejamento estratégico de marketing. Confira:

Interação com o público

Enquanto no marketing tradicional a comunicação é feita numa via de mão única, por exemplo: o anúncio é exibido na televisão e o público apenas olha sem opção para responder ou interagir; no digital, a comunicação é feita estimulando que haja esse retorno do usuário virtual.

Essa interação é importante, pois permite que você conheça melhor o seu público, saiba o que ele pensa, como se comporta e, inclusive, que ele seja um propagador da experiência positiva que obteve com você.

Segmentação do público

Dependendo do tipo de ação que você desenvolve com o marketing tradicional, você consegue atingir certo público, mas não sabe muito bem que público é esse. No digital, é possível escolher exatamente quem você quer que seja atingido pelo seu anúncio.

Em uma rede social, por exemplo, você consegue segmentar o público, inclusive, pelos acontecimentos em sua vida, como casamento, nascimento de um filho, conquista de um novo emprego etc.

Mensuração de resultados

A forma como os resultados de uma campanha são mensurados é bem diferente entre o marketing tradicional e o digital. Enquanto na televisão, por exemplo, é calculado o índice de audiência, no digital, você tem relatórios com quantidade de visitas ou cliques, interações, navegação por páginas, tempo de sessão, entre outros.

Investimento

No marketing tradicional, é preciso fazer uma contratação prévia do pacote de mídia e seus anúncios estarão sujeitos à disponibilidade de espaço.

No marketing digital, você tem a opção de pagar apenas pelas conversões, ou seja, você paga de acordo com os resultados. Além disso, ainda é possível pausar a veiculação e reestruturar a campanha.

Marketing tradicional e marketing digital: uma parceria que dá certo

Apesar de serem diferentes, quando essas duas estratégias são trabalhadas em conjunto, as chances de sucesso são grandes. Apenas fique atento a estes fatores:

  • mantenha a mesma identidade visual;
  • mantenha a mesma linguagem e diálogo;
  • fique atento aos limites de veiculação, não abandone anúncios ou materiais produzidos após o encerramento da campanha.

Utilizando as duas formas de marketing, você consegue ganhar um alcance de público muito maior. Aproveite essa oportunidade e mostre sua marca!

Gostaríamos de saber sua opinião sobre o marketing tradicional e o marketing digital, então deixe um comentário no post!

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