Quais são os tipos de Marketing mais comuns?

Todos querem aumentar suas vendas. É um fato. Principalmente com o aumento da competitividade no mercado, as empresas estão cada vez mais focadas nos grandes números, estipulando metas altíssimas para garantir que mesmo com o maior número de concorrentes em ação, seu lucro permanecerá crescente. É uma boa estratégia e uma boa linha a se seguir, mas precisa necessariamente ser combinada com um outro ponto: a comunicação.

Investir em comunicação é a base para ter a certeza de que as suas vendas aumentarão. Seja online ou offline, você precisa, urgentemente, começar um trabalho de divulgação e relacionamento com os seus clientes e prospects.

Nesse cenário, você sabe quais são os tipos de marketing mais comuns disponíveis no mercado?

1-Marketing Digital

O marketing digital é um dos tipos de marketing mais falados atualmente. Ele deixou de ser uma opção e se tornou obrigatoriedade entre as empresas que almejam o crescimento no mercado.

Trata-se de um conjunto de estratégias e de ações de comunicação que são realizadas por meio da internet, por meio de campanhas virtuais para atingir o público também nesse meio — são usadas redes sociais, e-mails marketing, anúncios, vídeos etc.

2-Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia dentro do marketing digital que trabalha a criação de conteúdo relevante para o seu público-alvo, sempre focando no engajamento e educação do mercado.

Esse conteúdo é utilizado para atrair pessoas para o blog e site da sua empresa, gerando valor e engajando com o seu negócio. A intenção é mostrar que a sua empresa está preocupada com as necessidades do cliente e, por isso, fornece informações relevantes sobre um determinado nicho para que ele, antes de realizar qualquer compra, por exemplo, tome uma decisão bem pensada.

3-Inbound Marketing

O inbound marketing, também conhecido como o novo marketing, é uma estratégia que busca ganhar o interesse das pessoas nos meios digitais por meio de ações mais pacíficas. Esqueça aquela história desesperadora de “compre batom”, e anúncios variados pulando em forma de pop-ups na tela do seu leitor: ele precisa ir até sua empresa por livre e espontânea vontade.

O inbound marketing não quer, de forma alguma, empurrar produtos ou serviços para o cliente — o cliente é quem vai encontrar a empresa e decidir se essas soluções realmente são vantajosas para ele.

4-Outbound Marketing

O outbound marketing, conhecido popularmente como o velho marketing, é o total oposto do inbound. Caracterizado por práticas mais invasivas de comunicação, trata-se de uma estratégia que tenta empurrar novos produtos ou serviços para clientes sem se preocupar com as suas intenções de compra.

São estratégias que possuem práticas de busca de novos clientes da forma tradicional: a empresa vai até o cliente para tentar vender um produto, em vez de esperar que o cliente apareça com uma intenção de compra genuína.

5-Marketing Offline

Marketing offline é qualquer estratégia de marketing que não utilize a internet para acontecer. Lembre-se da época áurea da vida, onde as campanhas eram feitas exclusivamente pela televisão, rádio, outdoors, jornais e revistas, por exemplo.

Também conhecido como marketing tradicional, esse tipo de investimento tem perdido o seu peso no mercado, por possuir preços mais elevados de investimento se considerarmos a opção digital.

No entanto, não pode ser desconsiderado pelas grandes empresas — estratégias de marketing digital que caminham em conjunto com o marketing offline tendem a ter sucesso, por conseguir atingir o cliente das mais diversas formas.

 

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