Quando contratar uma agência de marketing para a sua empresa?

Toda empresa atravessa momentos nos quais se faz necessária a implantação de estratégias de comunicação e marketing, uma decisão importante para que a empresa possa continuar seu processo de crescimento e amadurecimento, além de fortalecer a marca. Mas, por várias razões, nem sempre isso pode ser feito internamente — será então a hora de contratar uma agência de marketing?

Se você, empresário, está com esse tipo de dúvida, vamos hoje ajudá-lo a observar dentro de sua empresa sinais de que você está pronto para contratar uma agência especializada que cuide do marketing do seu negócio. Vamos a eles?

Quando faltar habilidade e conhecimento

Como empresário e empreendedor, você sabe da importância de conhecer a fundo uma área ou atividade para desenvolver e levar adiante um projeto. E, claro, sabe que se você não possui esse conhecimento ou habilidade, as chances de tudo dar errado (e você perder dinheiro) são grandes.

Esforçado e perseverante, você tenta aprender. Não é impossível, existem muitos meios para isso hoje. Mas isso demanda muito tempo e “bala na agulha” para realmente absorver o que serve ou não.

Nesse sentido, uma agência possui amplo conhecimento técnico, expertise de mercado e know-how de muitos anos de projetos com vários tipos de empresas.

Quando estiver com equipe despreparada

Com a situação econômica que atravessamos, você, com certeza, se sente obrigado a enxugar o quanto puder da estrutura organizacional de sua empresa, minimizando custos fixos — inclusive com pessoal. Você pode até ter a verba em mãos para levar o projeto, mas nada de contratações. Mesmo se contratasse, teria de ser um pessoal bem qualificado, que geralmente custa caro.

Novamente, contratar uma agência é a melhor solução para esse problema, já que ela dispõe de um corpo de profissionais bem qualificado, com lideranças sólidas e estrutura para levar projetos de comunicação e marketing digital dos mais variados calibres.

Quando for difícil atingir certos resultados

Talvez, você até promova ações de comunicação e marketing digital em sua organização, sob sua responsabilidade ou de uma pequena equipe. Você planejou, desenhou estratégias, mas por algum motivo, o resultado não vem. Você não vê retorno algum sobre os investimentos na área, e seus canais digitais, como blog, site e perfil em redes sociais, têm pouquíssimas visitas ou interações.

Esse é um bom motivo para você pensar seriamente em contratar uma agência. Os passos cruciais para o sucesso já foram dados — você percebeu a necessidade de um plano de comunicação e já tem um budget separado no orçamento para isso. Falta agora colocar tudo isso nas mãos de quem realmente entende e pode, de fato, trazer resultados sólidos para a sua empresa.

Quando faltar mensuração e análise

Vamos lá: você sabe que precisa de um plano de comunicação e marketing, tem a verba, montou uma pequena equipe interna, planejou, colocou em prática e até colheu resultados consideráveis em suas campanhas digitais. Agora, precisa saber o que deu certo para investir e aprimorar. O problema: você não tem ideia do que deu certo e do que não funcionou. Foram os blog posts? As campanhas de AdWords? Aquele e-mail marketing?

Uma das atividades chave de uma agência de marketing digital é a definição de KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Performance) e a mensuração precisa de todos os resultados que cada um deles traz. Sabendo disso, é possível entender quais aspectos estão dando certo e programar investimentos com maior eficácia.

Se você identificou algum (ou alguns) desses sinais indicativos em sua empresa, é mesmo hora de considerar contratar uma agência de marketing. Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis!

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