Você realmente sabe como fazer SEO?

Um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) possibilita que você aumente a visibilidade online do seu site, por meio do tráfego orgânico em buscadores. Sabendo como fazer SEO corretamente, é possível conseguir as primeiras posições na busca em termos mais buscados por potenciais clientes e alcançar melhores resultados.

Veja este passo a passo com as principais etapas do desenvolvimento de um trabalho de SEO para o seu site:

Como fazer SEO com as palavras-chave?

As palavras-chave são os termos que os usuários escrevem nos buscadores quando vão fazer uma pesquisa. Se coloque no lugar dos seus potenciais clientes e pense de que forma ele escreveria em uma pesquisa procurando aquilo que você oferece.

Há ferramentas que podem te auxiliar nessa busca, inclusive, analisando as palavras utilizadas pelos seus concorrentes, como o Planejador de Palavras-Chave do Google, o Übersuggest, o KeywordTool.io, entre outras.

Essas palavras-chave devem ser utilizadas, principalmente, nos títulos, nas imagens e no conteúdo do seu site. Mas cuidado, não exagere nas citações. Tenha palavras específicas para cada página, de acordo com o conteúdo apresentado.

Tenha títulos de páginas exclusivos

É importante que cada página do seu site tenha um título único que, além de dar uma melhor experiência ao visitante, também vai te ajudar no SEO. Os títulos são chamados de H1 e são rastreados pelos mecanismos de busca para categorizar a sua página e verificar se realmente há relevância com o que o usuário está pesquisando.

Por isso, é importante que sua palavra-chave esteja no título e seja de acordo com o conteúdo da página.

Coloque títulos também em suas imagens

Faça a otimização também das imagens do seu site adicionando um texto alternativo, chamado de alt text, que contenha sua palavra-chave. Assim, quando os motores dos mecanismos de busca passarem por suas imagens, eles saberão que ela é relevante e que sua página é de qualidade, melhorando seu posicionamento nos resultados de busca.

Produza conteúdo único

O Google e os demais buscadores abominam conteúdo duplicado, mesmo que você esteja citando a fonte. Escreva seu próprio conteúdo ou contrate profissionais ou empresas especializadas em Marketing de Conteúdo.

Existe uma diferença muito grande entre saber escrever e escrever para web com técnicas de SEO — saber a diferença é essencial para que seu conteúdo lhe traga resultados.

Estruture o conteúdo das páginas

Se você for produzir o conteúdo do seu site, não faça um texto corrido. Organize as informações em blocos de textos. Coloque as tags headings corretas — o título é H1, os subtítulos H2 e assim por diante, conforme estruturar suas informações.

Oculte as páginas que não vão para as buscas

Seu site pode ter algumas páginas que não são relevantes para os resultados de busca, mas que se estiverem indexadas, estarão concorrendo com suas páginas importantes. Assim, oculte essas páginas, por meio de robots.txt.

Esse é um trabalho mais complicado, por isso, procurar um profissional é essencial para que não haja falhas.

Monitore seu desempenho

Quando você cria um site, é fundamental que você coloque um código de rastreamento do Google Analytics. Logo após, faça o cadastro no Search Console, uma ferramenta para webmasters oferecida gratuitamente pelo Google.

Com essas ferramentas, você consegue acompanhar o desempenho, indexar as páginas do seu site no Google, verificar erros de rastreamento e outras funcionalidades.

Agora que você já sabe como fazer SEO de forma básica, procure por um profissional ou por uma agência de marketing digital especializada e veja as possibilidades de resultados que um trabalho profissional bem feito podem proporcionar ao seu negócio.

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